quinta-feira, 5 de junho de 2008

Outra possível explicação para o ataque do Abutre de Rueppell à cria

Ontem à noite enquanto falava com um amigo e grande ornitólogo Carlos Noivo, que trabalha como Vigilante da Natureza na Reserva Natural do Paul do Boquilobo, ele avançou com outra explicação para o comportamento que observamos no clip de dia 29 de Maio, resultado de observações que fez no local.
O Carlos observou por 3 ocasiões diferentes (pelo menos em 2 anos diferentes) o Abutre de Rueppell atacar crias de grifo, em ninhos diferentes, para as obrigar a regurgitar o que tinham ingerido e conseguir assim uma refeição "grátis" com muito baixo custo energético para ele. Se repararem bem no clip de dia 29, vê-se que tal pode ter acontecido, pois após a agressão inicial, ele passa um bocado com a cabeça em baixo, sendo possível que se esteja de facto a alimentar de comida regurgitada pela cria.
Infelizmente as imagens não são totalmente esclarecedoras, mas parecem suportar esta hipótese. Mais uma vez se demonstra a grande utilidade deste projecto para a observação de comportamentos raros e de difícil observação, pena não se conseguir observar a totalidade da área onde a cria se desloca. Pode ser que ainda se observem mais comportamentos interessantes nos próximos dias.

Sem comentários: