Onde dormem os Grifos?
Dormem geralmente numa saliência rochosa nas escarpas. No caso das aves que estamos a seguir pode observar-se nos vídeos disponíveis o Abutre de Rueppell a dormir no local do ninho no dia 28 de Novembro e no dia 13 de Dezembro um Grifo a dormir numa saliência rochosa muito próxima. A partir do momento que seja efectuada a postura uma das aves passará a dormir todos os dias no ninho, sobre o ovo.
Por vezes, quando buscam alimento em áreas sem escarpas ou quando decidem pernoitar próximo de uma fonte de alimento os Grifos formam dormitórios em árvores, que podem ser mistos com Abutres-pretos e possuir várias dezenas, ou mesmo centenas de indivíduos.
O Abutre de Rueppell está acasalado ou anda sozinho?
Ainda não sabemos! Até agora só foi visto 1 indivíduo de cada vez no ninho, que pode ser sempre o mesmo. No entanto, o facto de estar a construir o ninho indicia intenção de se reproduzir, pelo que poderá estar acasalado. Será algo que tentaremos esclarecer nos próximos dias :-)
Na única situação de nidificação confirmada desta espécie no Paleártico Ocidental, não foi possível confirmar se o casal era de Abutres de Rueppell ou se seria um casal misto com Grifo. Pode ser que agora se consiga solucionar esse mistério.
Não são conhecidos casos de hibridização entre diferentes espécies de abutres na Natureza, no entanto casais mistos de Grifo com Abutre de Rueppell foram já observados em condições de cativeiro.
quinta-feira, 17 de janeiro de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário