quinta-feira, 2 de abril de 2009

O que faz ali uma terceira cegonha-preta?

Boa tarde,
Estou de volta depois de uma estadia bastante produtiva no campo. Descobri 2 ninhos novos, de casais que não eram conhecidos e monitorizei cerca de 20 casais diferentes. A maioria dos casais está agora nas paradas ou a iniciar as posturas. Só havia 6 casais (incluindo o nosso) já a incubar. A época de nidificação está um pouco atrasada este ano.

Reparei nos comentários mais recentes que apareceu um 3º indivíduo. É algo bastante normal nesta fase, ou seja no período fértil da fêmea (chegam a ver-se 4 ou mesmo 5 juntas). Normalmente estes indivíduos "extra" são machos, que, ou não estão ainda emparelhados, ou tem a sua fêmea já a incubar no ninho e que andam a tentar obter umas cópulas extra-par. É um fenómeno bem conhecido no mundo animal. Do ponto de vista do macho extra-par, poder gerar descendência que fica ao cuidado de outros progenitores é vantajoso, pois maximiza o seu sucesso reprodutivo (cria as crias dele e da sua parceira e ainda pode obter filhos "extra" cuidados por outros progenitores). Do ponto de vista da fêmea, pode ser vantajoso obter genes de machos potencialmente melhores ou mais atractivos do que o seu. Do ponto de vista do macho do casal, é algo a evitar a todo o custo, pois só teria a perder em estar a cuidar de filhos que não sejam os seus. Daí os machos fazerem a "guarda-do-par" e seguirem as fêmeas para todo o lado nesta fase. Irão certamente reparar que depois da fêmea iniciar a incubação esta proximidade entre eles torna-se menos notória.

Muito pontualmente pode também tratar-se de um outro casal em busca de ninho e que possa tentar usurpar um já ocupado, mas isto parece ser muito raro na cegonha-preta.

Sem comentários: