segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Qual a evolução da colónia das Portas de Ródão, onde temos a nossa câmara a filmar?

Os grifos provavelmente nidificaram regularmente nas Portas de Ródão no passado. Não se sabe com rigor quando desapareceram desse local, mas é provável que tal tenha acontecido nas décadas de 1950 ou 1960. Após esse longo período de ausência, o Grifo recolonizou as Portas de Ródão como nidificante em 1989, tendo-se instalado nesse ano apenas um casal, que não viria a ter sucesso reprodutor. Entre 1990 e 1995, não existem quaisquer referências à nidificação da espécie naquele local, mas desde então a colónia foi monitorizada anualmente por técnicos ao serviço do ICNB, que verificaram que a população apresentou uma evolução positiva, tendo vindo a aumentar anualmente, com excepção de 2002, onde se verifica uma queda acentuada de 40 para 16 casais (ver gráfico abaixo). Esta redução populacional deveu-se à realização de obras de electrificação e protecção da linha ferroviária, realizadas durante a época de reprodução, que perturbaram significativamente as aves e as impediram de se instalarem naquele local nessa época reprodutiva. Actualmente a colónia ainda não voltou a recuperar os efectivos existentes em 2001, contando com 32 casais na época de reprodução de 2007. No final do mês de Fevereiro teremos já uma estimativa aproximada para a dimensão da colónia este ano, mas ainda vai ser preciso esperar que todos os casais encontrem o seu local para nidificar e iniciem a reprodução.

Estou com dificuldade em carregar o gráfico, mas tentarei novamente amanhã.

1 comentário:

Núcleo de Estágio de Biologia e Geologia disse...

Olá Dr. Carlos Pacheco.

Somos um grupo de professores de Ciências da Escola 2,3 de Mª Lamas no Porto. Gostariamos antes de mais dar-lhe parabéns pelo projecto, julgamos ser um trabalho de eleição e merece ser congratulado.
Dito isto, gostariamos de saber se é possivel utilizar a informação do http://static.publico.clix.pt/grifosnaweb/default.aspx no blogue do Clube para divulgar tão ilustre projecto. Deste modo pretendemos estimular o interesse dos nossos alunos pela Ciência e pelo que de bem se faz na área da conservação em Portugal.

Poderemos então utilizar informação do site e inclusivé o logo?! Claro que tudo terá hiperligações para a página dos grifos na web.

Se assim entender poderá contactar-nos pelo e-mail do nosso nucleo de estágio: nucleobg.mlamas@gmail.com

Novamente Parabéns. Com os melhores cumprimentos:

Núcleo de Bio e Geo de Mª Lamas

PS: as nossas desculpas por postarmos a mensagem num sitio menos próprio.