segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Qual é a ave, do tamanho de um melro, que visita o ninho?

Que me tenha apercebido, visitam esporadicamente o ninho duas espécies, ambas típicas de meios rochosos: o Melro-azul Monticola solitarius, que tem a dimensão aproximada de um melro Turdus merula e que podemos ver nos nossos parques, jardins, hortas, etc., embora mais compacto. Os machos são de um tom azul-acinzentado e as fêmeas são castanhas, tendo ambo o bico preto. A outra espécie que surge com regularidade é o rabirruivo-preto Phoenicurus ochruros, sendo que este pode ser facilmente identificado porque quer o macho quer a fêmea apresentarem a cauda de cor laranja. É sensivelmente do mesmo tamanho de um Pisco-de-peito-ruivo Erithacus rubecula.

1 comentário:

Anónimo disse...

Acho que o que andou por lá mais vezes era um merlo. Quando tinha jardim andavam muitos por lá ;). Mais ao fim do dia apareceu outro que pensei que fosse uma alvéola por ter a cauda mais comprida e clara, mas se calhar era um rabiruivo... No quadradinho a que temos direito não se distinguem bem as cores, está tudo um bocado cinzento, só mesmo as plantas junto do ninho é que são claramente verdes, por isso não é fácil perceber de que cor era o "passaroco".
Mas repegando noutra questão, porque é que os grifos praticamente não reagem quando o abutre os expulsa? Aquele da semana passada reagiu à primeira mas na segunda investida do abutre foi-se logo embora. São espécies com diferentes níveis de agressividade?